Pleno247News
Depois de Baló Januário, Socorro e Tunjila Tuwajokota , no último domingo, a Live no Kubico da TPA, transmitida no canal principal e internacional da Televisão Pública de Angola, deu lugar a mais três grandes referências da música folclórica angolana.
Com uma interação entre o moderno e o folclórico, o agrupamento Sassa Tchokwe e Santos Católica trouxeram o melhor da txianda, kassekumuna e candoa, ritmos característicos do leste do país. Provaram mais uma vez, o valor dos ritmos Lunda Tchokwe, e o público reagiu com vídeos de pessoas a dançarem, disponibilizados nas redes sociais.
A actuação dos músicos do leste do país ficou marcada, pela demonstração de rituais das Lundas Tchokwe, danças performáticas, sem se esquecer da presença dos akichi (palhaços) no palco, e os provérbios que Santos Católica soltava no intervalo das músicas.
Enquanto o leste exibia a Txianda , os N’dengues do Kota Duro desfilaram com ritmos da província de Malanje, com destaque para o kandanda, kaxaxatela, katutula e bukula.
Os representantes do norte proporcionaram uma verdadeira viagem pelas terras da Palanca Negra Gigante, com temas como “Uaxi ua kilo”, “Muyeji Muyeji”, “Meu Azar”, “Manazinha”, e tantos outros do seu vasto repertório.
Com a duração de três horas, o espetáculo proporcionado pelos os três convidados da semana “abafou” as dificuldades provocadas da Covid-19 no nosso país.