Rosalina Express abre rota de passageiros para Catumbela

A Empresa de transportes rodoviários Rosalina Express inaugurou ontem, no Lobito, província de Benguela, uma rota regular para o município da Catumbela, a partir do terminal localizado na zona do “Africano”, apurou a Angop.

Imagens de arquivo

O administrador da operadora, Edgar Oséias, disse que a nova rota vai melhorar a qualidade da mobilidade das famílias no percurso entre a zona do Africano (Lobito) e o município da Catumbela.

Referiu que a sua empresa fez um estudo, logo após o desmantelamento das praças do Tchapanguele e do Compão, concluindo que o encerramento destas obrigou, principalmente os feirantes, a direccionarem-se para a Catumbela, onde adquirem os seus produtos.

“Muitas famílias que vendiam na praça do Compão passaram a  vender no Africano e  a partir daí começaram a ter problemas de mobilidade, uma vez que fazem este trajecto diariamente”, afirmou o empresário.

Daí que, acrescentou, alguns taxistas desonestos, apercebendo-se da aflição dos passageiros, aproveitavam-se para cobrar 150 a 200 kwanzas, contra os anteriores 100, alegando muitas vezes que os seus carros fazem apenas o trajecto Lobito/Benguela sem parar na Catumbela.

Por outro lado, além das rotas para a Restinga, Compão e Santa Cruz, todas no Lobito, a concentração de mais este serviço neste terminal deveu-se ao facto de ser uma zona de confluência, já que a maior densidade populacional está situada na zona alta da cidade e grande parte dos serviços estão na parte baixa.

Segundo Edgar Oséias, foram disponibilizados nesta rota oito miniautocarros de 12 a 14 lugares, para os horários normais, e nas horas de ponta serão acrescentados dois a três autocarros, cobrando-se o preço único de 100 kwanzas.

A frequência de táxis vai depender muito do fluxo de passageiros, mas garante que de 15 em 15 minutos sairá uma viatura do referido terminal.

“A reacção dos passageiros foi de grande satisfação na medida em vão poder poupar algumas moedas para as próximas corridas”, garantiu.

Na ocasião, o administrador do Lobito, Carlos Vasconcelos, manifestou a sua satisfação e apelou aos empresários a ter iniciativas semelhantes para benefício das populações.

Já o seu homólogo da Catumbela, Fernando Beloparabenizou o patrão da Rosalina Express pela sua visão estratégica, dizendo que “mesmo em tempo de crise, é possível crescer, desenvolver e contribuir para o crescimento das nossas localidades”.

A Rosalina Express  foi inaugurada em 2002 pelo seu administrador Edgar Oseias e emprega acima de 200 trabalhadores.

Além das rotas no interior da província, feita na sua maioria pelo serviço de “voltas”, faz percursos para o Huambo e conta com uma base de táxi personalizado “Call Center”, instalada em Luanda.

0 0 votes
Ranking do Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraríamos que Comentasses x
()
x