Pacientes da Medical Center estão a urinar e defecar em bidão, ministra da Saúde faz ouvidos de mercador

Quem é o dono ou os donos da Medical Center? Questiona a jornalista Amélia Aguiar na sua página do facebook. De acordo com a profissional de Comunicação Social, uma amiga sua infectada com a Covid-19, procurou os serviços da Clínica Luanda Medical Center (LMC), porém, nem às avultadas somas de dinheiro que se paga naquele centro hospitalar situado no coração de Luanda, conseguiu dar o mínimo de conforto.

“Uma amiga minha com Covid 19 teve de fugir de lá (Luanda Medical Center). Ela relatou-me o pesadelo que lá viveu,
arrepiante”, escreveu a jornalista, denunciando que a paciente foi colocada numa garagem sem janelas e casas de banho.

“Deram-lhe um bidão cortado para urinar e defecar; tomar banho totalmente impossível; lavar as mãos nem pensar. A minha amiga fugiu de lá e foi para a Barra do Kwanza”, retractou, questionando o porquê da não fiscalização das autoridades angolanas em determinados segmentos.

Porém este pormenor referente a Luanda Medical Center já foi denunciado pelo Na Mira do Crime do dia 06 de Julho, quando funcionários da clínica LMC, terão testado positivo para Covid-19 e os casos não foram informados ao Ministério da Saúde.  
Foi, também, denunciado que na cave do referido centro há uma zona de internamento, que está em péssimas condições.

“Eles fazem muito dinheiro mas não respeitam os clientes, por exemplo, na cave, onde tem salas de internamento as casas de banho estão mal, não estão a funcionar, é preciso que a saúde faça uma visita urgente, com vista a salvaguardar as nossas vidas”, pediram.
Acontece que, uma semana depois, o grito de socorro para que às autoridades mexam alguma palha vem, outra vez, do mesmo sítio e o ministério que deveria velar por esta situação, continua de ‘saltos altos’.

Quem é o poderoso dono da Clínica que afugenta às autoridades

A Luanda Medical Center (LMC) é um centro médico prestador de serviços de saúde privado, situado em Luanda, inaugurado em Fevereiro de 2015, e pertence ao Grupo Mitrelli, que por sua vez tem na sua liderança o tão poderoso Haim Taib.

Haim Taib nasceu em Israel, é um empresário que detém vários investimentos em Angola e tem fortes ligações com políticos desde o tempo de José Eduardo dos Santos. Neste período de pandemia, já forneceu vários serviços ao Ministério da Saúde, incluindo testes de Covid-19 e material de biossegurança.

Segundo fontes do CN, é o empresário com maior influência junto da Comissão Interministerial de combate a Covid-19.
Desde que a doença afectou Angola, escreve a mesma fonte, o empresário israelita já facturou cerca de 20 milhões de dólares, com a prestação de serviços ao governo de João Lourenço.

No entanto, vários empresários desconfiam que o empresário israelita esteja a ser usado apenas pelos membros influentes da comissão interministerial para lavar dinheiro.

Homem forte na ‘espionagem’

Dos seus negócios destacam-se na saúde o Luanda Medical Center, Yapama e outros no ramo das telecomunicações, fornecendo ao Estado sistemas de vigilância activa para forças militares e serviços de informações, através de uma outra empresa, a Geodata.

É responsável pelos projectos Aldeia Nova e Aquafish (de pescas) e ainda no sector das água e saneamento, opera através da empresa Owini, parceira do Ministério da Energia e Águas.

Haim Taib, é presidente do grupo Mitrelli criando no princípio da década de 2000, que teve como actividade principal, fornecer equipamentos de segurança aos serviços de inteligência de Angola.

Haim equipou o Hospital de Combate a Covid-19 do Km 30

O novo centro para tratamento de doentes com coronavírus, inaugurado recentemente pelo Presidente da República, em Viana, Luanda, foi equipado pelo influente empresário israelita Haim Taib, informa o Mercado.

A nova unidade especializada é fruto de um investimento da petrolífera estatal Sonangol, de três mil milhões de kwanzas (4,5 milhões de euros). A infra-estrutura é uma extensão da clínica Girassol, tem capacidade para 91 camas, 30 das quais para doentes em estado crítico.

0 0 votes
Ranking do Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraríamos que Comentasses x
()
x