Uma nova centralidade com mil habitações, financiada pelo Estado de Israel, será construída na província do Bengo, anunciou nesta sexta-feira, em Caxito, a secretária de Estado das Obras Públicas e Ordenamento do Território, Ana de Carvalho, citada pela Angop.
![](https://pleno247news.com/wp-content/uploads/2020/09/img_5551.jpg)
A centralidade do Bengo vai substituir o projecto habitacional da Açucareira (que previa a construção de 212 apartamentos T3), cujo lançamento da 1ª pedra aconteceu em Agosto de 2017, mas devido à falta de financiamento e do visto do Tribunal de Contas nunca foi executado.
Sem avançar a data para a sua execução, a responsável revelou à imprensa que o projecto vai comportar edifícios de três pisos, moradias geminadas e isoladas, escolas, postos médicos, centros de saúde, infantário, esquadra policial entre outros serviços sociais.
Ana de Carvalho disse que já existe um financiamento para a execução do projecto habitacional no Bengo e, neste momento, está-se a trabalhar na identificação do novo espaço. A delegação do Ministério das Obras Públicas e Ordenamento do Território inspeccionou três zonas urbanísticas do Porto Quipiri e Quixiquela, com 270 hectares, do Lembeca (160 hectares) e das Mabubas (300 hectares), todos no município do Dande.
Por seu turno, o vice-governador para Infra-estruturas da província do Bengo, Agostinho da Silva, considerou um ganho para a circunscrição a efectivação deste projecto habitacional, visto que muitos habitantes da região ainda se debatem com o problema da aquisição da casa própria.