Não é pedir muito, vamos valorizar quem está a trabalhar

NÃO É PEDIR MUITO!…

Pastor Noé Mateus

Luanda-Hoje não é fácil perceber, aquilo que muitos gestores públicos da administração do estado, gostariam que passasse desapercebido.

O excelente trabalho que Tomás Bica Mumbundo, actual administrador do distrito urbano do Sambizanga, tem estado a fazer, com a população do seu distrito, fundamentalmente com os jovens. Tomás Bica, está a marcar profundamente o distrito urbano do Sambizanga, que nunca mais será o mesmo, e quem um dia o substituir não escapará as comparações indesejáveis e deverá exercer um trabalho melhor para não cair no descrédito.

Para quem tem andado um pouco por Luanda como eu, que tenho a paciência de ir em “loco” averiguar se as fotos e vídeos publicadas pelos nossos governantes são realmente verdadeiros, fiquei surpreendido pela consistência e excelência no trabalho do actual administrador do distrito do Sambizanga. O impacto positivo do seu trabalho na comunidade hoje são visíveis e digno de tirarmos o chapéu, porque faz cair por terra as desculpas de muitos dos nossos governantes locais que culpam os poucos recursos públicos,  pela sua má prestação de serviços comunitários.

Tomás Bica, assume uma liderança positiva na comunidade que gere, que se hoje tivesse eleições autárquicas e ele fosse candidato as autarquias “EU VOTARIA NELE”, caso vivesse no Sambizanga! Precisamos nas comunidades líderes que inspiram fundamental os jovens, a terem esperança, a escolherem o caminho mais certo e a cima de tudo que deia testemunho da sua vida. Nascido no Cazenga, um dos municípios mais violentos do país, com uma precariedade social bastante grande, com fortes problemas de saneamento básico, ele venceu e hoje tenho a certeza que aquilo que ele desenhou para o seu município está a realizar no Sambizanga.

Infelizmente o Instituto Nacional de Estatísticas-INE, realiza poucos estudos a nível distritais e municipais, sobre a nossa realidade social, ou não são divulgados, para termos acesso a dados realísticos mas é possível perceber as grandes mudanças que o distrito do Sambizanga está a sofrer com a liderança de Tomás Bica.

Influenciador por natureza, está a levar os jovens do seu distrito a abandonarem a delinquência, reduzindo assim, os crimes desde roubos à morte de inocentes, ao mesmo tempo que busca parcerias locais para empregabilidade e formação dos jovens junto dos empresários do seu distrito. As campanhas de limpezas são constantes com a participação de todos os actores locais, a polícia com ajuda da população melhorou o seu patrulhamento e tem evitado menos mortes. São tantos os bons feitos, deste quase invisível administrador distrital que merece o nosso incentivo e encorajamento para continuar a servir a sua comunidade.

O hábito de elogiar os mortos, e desprezar o feito dos vivos tem que acabar, A cultura de tirar o mérito de quem trabalha para desmotiva-lo a desistir tem que cair por terra. Não custa nada reconhecermos o nosso compatriota, pelo excelente serviço que tem prestado em prol da sua comunidade.
O combate à criminalidade no distrito urbano do Sambizanga, devia ser motivo de estudo local, (em um momento tão difícil como este que muitos jovens cogitam entrar para a criminalidade) e ser levado como experiência de boas práticas em todo o país, inclusive penso ser importante a realização de uma conferência nacional sobre o combate a delinquência para que o Sambizanga partilhasse a sua experiência…

Não é pedir muito, vamos valorizar quem está a trabalhar para o bem deste país, para incentivar quem não está a fazer absolutamente nada!

Parabéns Tomás Bica, vou continuar a admirar o seu trabalho.

0 0 votes
Ranking do Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraríamos que Comentasses x
()
x