A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, anunciou hoje, em Luanda, que a partir da próxima semana as pessoas serão testadas com uma nova análise serológica denominada “Elisa”.
Com este novo teste, já usado noutros países, Angola passará a testar três mil pessoas por dia, substituindo, assim, o teste da Abote, utilizado até ao momento para campanhas de testagens rápidas contra a Covid-19.
“Vamos entrar a partir da próxima com uma outra tecnologia: o teste da ELisa”, informou Sílvia Lutucuta, durante a conferência de imprensa de actualização da situação epidemiológica da Covid-19, nas últimas 24 horas.
Quanto ao actual teste rápido, a ministra tranquilizou que o país possui ainda um stok de 50 mil lotes, das 170 mil adquiridas.
Noutra vertente, informou igualmente que o país está usar tecnologias modernas para se fazer a georreferenciação de pessoas suspeitas, recorrendo as ferramentas usadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Angola soma 2.654 casos confirmados de Covid-19, com 108 óbitos, 1.071 doentes recuperados e 1.475 hospitalizados.
Dos casos activos, um está em estado crítico com ventilação mecânica invasiva, 23 graves, 36 moderados, 48 com sintomas leves e 1.346 assintomáticos.