Ministro da Indústria e Comércio reafirma opção pelo sector da agricultura familiar

A agricultura familiar constitui a opção do Governo na estratégia de alívio dos efeitos da crise social provocada pela pandemia da Covid-19, de estímulo da produção de alimentos e emprego no campo, reafirmou ontem, na Quibala, o ministro da Indústria e Comércio.

Ministro da Indústria e Comércio,Victor Fernandes.

Victor Fernandes falava na abertura da 1ª Feira do Campo, uma exposição organizada pelo Ministério da Indústria e Comércio e o Governo Provincial do Cuanza-Sul com encerramento previsto para hoje. 

No quadro dessa estratégia, prosseguiu, o escoamento da produção do campo para o mercado consumidor figura como uma aposta para os desafios colocados pelo Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural (PIDCR), um instrumento de politicas públicas de promoção e compra dos produtos nacionais, projectando transacções de mercado justas e benéficas para as partes envolvidas.

O ministro anunciou que o programa abarca as províncias do Cuanza-Sul, Cuanza-Norte, Benguela, Malanje, Huambo, Bié e Namibe, onde as operações do PIDCR podem gerar oportunidades para produtores e fornecedores envolvidos nas trocas. 

O PIDCR, disse o ministro para definir o programa, surge para salvaguardar a produção agrícola que se deteriora no meio rural, bem como fomentar o escoamento dos produtos do campo para os grandes centros urbanos e estabelecer parcerias público-privadas para elevar a competitividade dos bens da cesta básica e outros bens de origem nacional, face aos produtos similares importados.

Com estas acções, o Executivo pretende manter a regularidade da oferta com a correspondente estabilidade nos preços, atenuar os efeitos monopolistas exercidos em torno destes produtos, incrementar a participação da produção nacional na estrutura do consumo final e estimular a compra de produtos nacionais, contribuindo para uma alteração progressiva e sustentada da percepção e preferências sobre a produção nacional.

De Janeiro a Outubro de 2019, lembrou, foram gastos cerca de 1,3 mil milhões de dólares na importação de produtos essenciais, em que só o arroz absorveu 305 milhões de dólares, carne e frango cerca de 200 milhões, óleo de palma 180 milhões, açúcar 111 milhões e farinha de trigo 85 milhões, capitais que, nas condições do PIDCR, podem beneficiar os produtores nacionais.

Victor Fernandes considerou que, com a Feira do Campo da Quibala, abre-se uma nova fase de promoção, divulgação, escoamento e comercialização dos produtos agro-pecuários e outros bens de serviço de origem nacional. 

O ministro da Agricultura e Pescas, António de Assis, o governador do Cuanza-Sul, Job Capapinha, da representante da FAO em Angola, Gherda Barreto, fazendeiros, agricultores participaram no acto de abertura da feira que decorre sob o lema “Do Campo, Mais Produção, Mais Escoamento e Mais Renda Nacional”.

0 0 votes
Ranking do Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraríamos que Comentasses x
()
x