Ministério do Trabalho prevê criação de 83 mil empregos directos até final de 2021

Os números foram avançados pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Teresa Rodrigues. A aplicação do Plano de Acção para Promoção da Empregabilidade (PAPE) poderá ser sinónimo da criação de 83 mil empregos directos até ao final do próximo ano.

A titular da pasta do Trabalho falava esta Sexta-feira, em Luanda, no final do lançamento da plataforma digital E-Bumba. De acordo com a governante, o Executivo está empenhado em diminuir o índice de desemprego, sendo que, até ao final do ano, o PAPE chegará às províncias do Bié, Huíla e Namibe.

Recorde-se que o plano foi já implementado em Luanda, Cuando Cubango, Uíge e Moxico, onde foram atribuídos micro-créditos e kits profissionais.

Lançado em Outubro de 2019, o PAPE é um dos programas do Estado para dinamizar o emprego e estimular o surgimento de 243 mil novos postos de trabalho até 2022 – meta imposta pelo Governo.

Nesta sequência, foi apresentada a plataforma E-bumba, que permitirá a concretização efectiva do plano, tendo em conta a criação de oportunidades de trabalho através um impulso na área da prestação de serviços.

A aposta passa pelo fomento do auto-emprego, explicou, durante o lançamento, o secretário-geral para a Juventude, Fernando João.

Já Matias Borges, director para as tecnologias do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, afirmou que este é um instrumento que mostra o compromisso do Executivo para com a redução do desemprego.

A aplicação, que poderá ser descarregada na PlayStore (chegando em Dezembro à Apple Store), ligará “os formandos do sistema nacional de formação profissional dos demais organismos público e privados, e o mercado de trabalho”, refere a Angop. Estão já registados mais de 200 profissionais.

0 0 votes
Ranking do Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraríamos que Comentasses x
()
x