Médicos convocam assembleia geral para destituir bastonária da Ordem

O Conselho Regional Norte da Ordem de Médicos convocou para Quinta-feira uma assembleia geral para discutir a destituição da bastonária, Elisa Pedro Gaspar, que acusam de falta de transparência nas contas e não alinhamento com os interesses da classe.

Este é o ponto único da assembleia geral marcada para as 10h00 na sede da Ordem dos Médicos, em Luanda, segundo um comunicado a que a Lusa teve acesso esta Terça-feira.
No documento, os associados manifestam o seu desagrado com o desempenho de Elisa Gaspar que se agudizou “com as recentes ocorrências”, como o não alinhamento com os interesses da classe, falta de transparência na gestão dos recursos da Ordem e na apresentação das contas, e denúncias de má gestão Unanceira.


Na Sexta-feira, o semanário Novo Jornal noticiou que a bastonária é acusada de desviar 19 milhões de kwanzas e de promover uma gestão danosa na instituição, uma denúncia feita pelo seu antigo director de gabinete, Domingos Cristóvão.
Elisa Gaspar aUrmou que as acusações “não correspondem à realidade”.

Os médicos mostraram também descontentamento depois da bastonária se demarcar da marcha convocada pelo Simdicato Nacional (SIMMEA) em homenagem ao Dr. Sílvio Dala, pediatra que morreu no início de Setembro na sequência de uma intervenção policial, que juntou juntou centenas de profissionais de saúde e elementos da sociedade civil em Luanda.

Em entrevista à televisão pública TPA, Elisa Gaspar informou que a instituição que dirige não iria associar-se a qualquer tipo de manifestação em relação à morte de Sílvio Dala.


“A Ordem solidariza-se com a família do médico, a Ordem esteve presente no velório, a Ordem está triste com a forma como a notícia da morte do médico saiu, mas manifestação contra quem!? Manifestação para homenagear o médico, sim, ele trabalhou no Hospital Pediátrico, a homenagem deve ser feita no hospital e não sair à rua e fazer o que se quer fazer, porque há sempre muito aproveitamento político e nós somos médicos, não nos podemos misturar com política”, declarou a bastonária.

0 0 votes
Ranking do Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraríamos que Comentasses x
()
x