Cento e 28 jovens conseguiram o primeiro emprego no Gabinete Provincial do Instituto Nacional de Estatística (INE) do Moxico, no âmbito do programa de Recenseamento Agro-Pecuário e Pescas (RAPP), que iniciou este domingo, no país.

Esse dado foi divulgado à imprensa ontem pelo coordenador da Comissão Provincial do RAPP do Moxico, António Sandjesse, durante o acto de lançamento do programa na região, actividade que contou com a participação do governador local, Gonçalves Muandumba.
António Sandjesse fez saber que os jovens vão trabalhar durante 12 meses como agentes de campo, motoristas e técnicos administrativos.
Referiu que através desta operação estatística de recolha, processamento e divulgação de dados sobre a estrutura da agricultura, pecuária e pescas, se obterá resultados da produção local das cerca de 33 mil empresas agrícolas familiares e 338 explorações agrícolas empresariais.
Com essa iniciativa, ressaltou, o Executivo poderá obter informações cruciais para a elaboração de políticas de desenvolvimento económico e social mais ajustadas e direccionadas para realidade do país.
Referiu que os resultados do RAPP ajudarão a dar maior impulso na promoção de oportunidades de investimentos para o sector da agropecuária e pescas, de modo a alavancar a economia do país.
Por sua vez, o governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba, apelou aos agricultores individuais, associados e às empresas para colaborarem com os agentes de campo do RAPP no fornecimento dos dados fiáveis, de forma a contribuir para o sucesso da actividade do censo.
Criado através do decreto 194 /18 de 20 de Abril, o RAPP é uma operação estatística para a recolha, processamento e disseminação de dados dos sectores Agrário, Pecuário e Pescas.
O RAPP, que acontece em todo país, é coordenado pelo INE, coadjuvado pelo Ministério da Agricultura e Florestas (MINAGRIF) e Ministério das Pescas e do Mar (MINPESMAR), com apoio técnico do Fundo das Nações Unidas para Agricultura (FAO).