Justiça manifesta preocupação com excesso de prisão preventiva

Estabelecimento prisional da Cadeia Luzia em Saurimo, província da Lunda Sul, tem sob sua tutela dois presos em excesso de prisão preventiva, encarcerados há mais de cinco anos sem julgamento.

A informação foi avançada hoje, sexta-feira, à imprensa, pelo director da cadeia, Sebastião Alberto, no quadro da visita da delegação dos Direitos Humanos e Cidadania, aclarando que alguns presos, cujas penas já expiraram, aguardam dos tribunais ordens solturas.

Por este facto, solicita a intervenção do Gabinete Provincial da Justiça e Direitos Humanos para encetar contactos junto da Procuradoria-Geral da República e Tribunais para a celeridade destes processos.

Explicou que na maior parte dos presos não têm como pagar fiança e a cadeia não recebe notificações da PGR sobre a situação.

Saúde

A cadeia tem um  posto de saúde que atende diariamente cinco a 10 pacientes, com diversas patologias, com destaque para a malária, tuberculose, diabete, diarreias agudas e hemorróides.

Debate-se com a falta de médicos, solicitando as autoridades o envio, semanal, de um especialista para corresponder a demanda.

Agricultura

No quadro da inserção de presos em projectos, o responsável avançou que mais de 100 reclusos estão envolvidos na agropecuária. Actualmente cultivam numa área de dois hectares, com o plantio de tomate, couve, mandioca e milho, para a auto sustentabilidade do Estabelecimento Prisional.

O delegado provincial da Justiça e Direitos Humanos da Lunda Sul, Izildo Paulo, que visitou o Estabelecimento Prisional da Luzia, avançou que a iontenção foi  avaliar as condições de comodidade dos presos.

Prometeu advogar junto dos tribunais e da PGR para que haja celeridade na tramitação dos processos penais.

Durante a sua estada no estabelecimento prisional, o responsável procedeu a entrega de material de biossegurança aos presos e funcionários, com vista a prevenirem-se da covid-19.

Actualmente estão controlados 510 presos, sendo que 276 são condenados e 234 detidos.

O Estabelecimento Prisional da Luzia conta com meios modernos de monitorização, área de artes e ofícios, blocos feminino e masculino, centro médico, lavandaria, refeitórios, cozinha industrial, padaria, entre outras áreas.

0 0 votes
Ranking do Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraríamos que Comentasses x
()
x