Japão reforça presença no sector mineiro em Angola

Especialistas japoneses que actuam em Angola, no sector mineiro, passarão doravante a ajudar o país na melhoria do conhecimento geológico de algumas regiões previamente definidas, na sequência da assinatura, nesta sexta-feira, de um Protocolo de Cooperação.

O documento foi rubricado, pelo presidente do Conselho de Administração do Instituto Geológico de Angola (IGEO), Canga Xiaquivuila, e pelo embaixador Extraordinário e Plenipotenciário, Jiro Maruhashi, representando, de igual modo, a Japan Gas and Metals National Corporation (JOGMEC).

Além deste Protocolo, o mesmo diplomata nipónico assinou um Memorando de Entendimento para a parceria no domínio institucional, tendo o ministro dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, Diamantino Azevedo, rubricado o diploma em nome de Angola.

Com estes dois instrumentos, o Japão reforça a sua presença neste sector, no território angolano, onde já se faz presente em actividades de hidrocarbonetos e outros recursos mineiras.  

“Assinamos hoje dois instrumentos, sendo um ministerial e outro com o Instituto Geológico Mineiro japonês, para reforçar a cooperação e fazer com que a Jogmec trabalhe com o IGEO, para a melhoria do conhecimento geológico em algumas áreas previamente definidas e assim aumentar  o conhecimento dessas zonas”,  descreveu Diamantino Azevedo.

Sem avançar as áreas pré-definidas, o governante angolano augura que as mesmas se tornem mais atractivas, para empresas japonesas e de outros países que pretendam investir no sector mineiro em Angola.

Ao abrigo do memorando a rubricar, a JOGMEC poderá cooperar ainda na transferência de tecnologia, utilizando a Análise de Imagens de Satélite e o Sistema de Informação Geográfica, além de que informações sobre petróleo e gás natural poderão ser trocadas igualmente.

O evento  antecedeu o “fórum” sobre Investimentos nos sectores Petrolífero e Mineiro angolano, apresentado  aos chefes de missões diplomáticas acreditadas em Angola.

Neste fórum foram apresentados as oportunidades de negócios pelas agências Nacional de Petróleo, Gas e Biocombustíveis (ANPG),  de Recursos Mineiras (ANRM), pela Sonangol, pelo IGEO, pela Endiama-E.P e Sodiam E.P.

Fonte: Angop

0 0 vote
Ranking do Artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraríamos que Comentasses x
()
x
%d blogueiros gostam disto: