O novo míssil, chamado Zolfaqar Basir, foi apresentado neste domingo (27) pelo Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês).
O míssil de fabricação nacional foi exibidodurante a inauguração do Parque Aeroespacial Nacional de Teerã, descrito como “exposição das capacidades estratégicas da força aeroespacial” do país, segundo a agência de notícias Tasnim.
O novo projétil, que representa “a última versão de uma nova geração dos mísseis Persian Gulf”, é dotado de sistema de guiamento óptico e tem mais do dobro do alcance dos mísseis anteriores Persian Gulf e Hormuz, que tinham respectivamente 300 e 250 quilômetros.
O IRGC do Irã apresentou o novo míssil balístico naval Zolfaqar Basir com alcance de mais de 700 quilômetros e uma ogiva equipada com um buscador óptico.
A agência precisou que a versão terra-terra do projétil tem um alcance de aproximadamente 750 quilômetros e que já foi utilizada em outubro de 2018, durante uma operação militar na Síria, e em janeiro de 2020, durante um ataque contra uma base aérea norte-americana no Iraque.
“As autoridades iranianas ressaltam repetidamente que o país não hesitará em fortalecer suas capacidades militares, inclusive seu potencial de mísseis, que é destinado exclusivamente à defesa, e que as capacidades de defesa do Irã nunca estarão sujeitas a negociações”, informa a Tasnim.