Investimento angolano no estrangeiro cai mais de 60%

O investimento directo de Angola no estrangeiro registou uma contracção de 60,5%, ao passar de 674,2 milhões USD, no quarto trimestre de 2019, para 266 milhões USD, no primeiro trimestre deste ano, o que significa que menos angolanos investiram no exterior do país.

Um relatório do Banco Nacional de Angola (BNA) mostra que esses dados são motivados, principalmente, pela redução de novos investimentos no sector petrolífero e pela redução da recuperação dos investimentos do sector petrolífero, representando cerca de 98% do valor do investimento bruto.

No que toca a saídas de investimentos, o BNA realça a redução da recuperação das despesas de investimento do sector petrolífero, avaliadas em 1,8 mil milhões USD, contra os 2,8 mil milhões do período anterior, justificada, essencialmente, pela queda do preço do petróleo bruto no mercado internacional.

O investimento em carteira registou um desagravamento do seu défice, ao situar-se apenas em 5,8 milhões USD no período em análise, contra um défice de 2,9 mil milhões USD do quarto trimestre de 2019, como resultado da não emissão de títulos de “Eurobonds” nos mercados internacionais, ao contrário do que ocorreu no trimestre anterior.

Apesar de ter apresentado uma redução, a rubrica “outro investimento” manteve-se superavitária em cerca de 1,1 mil milhões USD, contra os 1,6 mil milhões USD do trimestre anterior. Este comportamento, segundo o relatório, por um lado foi influenciado pelo aumento dos depósitos nos bancos não residentes e dos créditos comerciais concedidos e, por outro, pela redução significativa de empréstimos obtidos (serviço da dívida).

0 0 votes
Ranking do Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraríamos que Comentasses x
()
x