O Centro de Diagnóstico Laboratorial de Viana, que vai permitir ao país ter uma capacidade de testagem na ordem dos 6000 testes diários à covid-19, foi inaugurado esta Quinta-feira. A fita vermelha foi cortada pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida. Na cerimónia também esteve presente a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
O centro fica localizado na Zona Económica Especial de Viana, e é considerado o maior laboratório de biologia molecular e serologia do país.
O laboratório é composto por uma sala de preparação de reagentes, uma sala de recepção de amostras, uma sala de amplificação, uma sala de colheita, uma sala de serologia e ainda um espaço de repouso para os trabalhadores.
De acordo com a Angop, a infra-estrutura custou cerca de sete milhões de dólares.
Com capacidade para realizar 3000 testes do tipo ‘RPCR’ e 3000 testes do tipo ‘Elisa’, o centro foi montado pela empresa chinesa BGI, tendo a instalação sido liderada por um jovem angolano.
A ministra aproveitou a ocasião para revelar que que está também previsto a instalação de mais três laboratórios deste género no Huambo, Lunda Norte e Uíge.
“Isto permitirá, no contexto da Covid-19, direcionar a nossa actuacão, gizar medidas sustentáveis e seguras para, paulatinamente, equilibrarmos a relação saúde/economia e reforçarmos a confiança das pessoas e das instituições”, disse, segundo reporta a ANGOP.
No entanto, Sílvia Lutucuta frisou que o aumento da capacidade de testagem não é sinónimo do alívio das medidas de protecção contra o vírus.