Huambo aperta cerco à conjuntivite hemorrágica

Huambo –  As autoridades sanitárias da província do Huambo intensificam, nos últimos dias, a campanha de sensibilização sobre as medidas de prevenção e combate à conjuntivite  hemorrágica, actualmente, com 11 casos registados, soube a ANGOP.

Chefe de Departamento de Saúde Pública do Huambo, Valentim Catolo

Ao confirmar a informação, esta sexta-feira, o chefe do departamento de Saúde Pública e Endemias na província do Huambo, Valentim Catolo, disse que os 11 casos foram notificados, entre Janeiro à presente data, provenientes das províncias de do Cuanza-Norte, Cuanza-Sul e Luanda.

O responsável informou que a sensibilização consiste na divulgação dos métodos preventivos, cuidados primários de saúde, abordagem sobre os sintomas da doença e os critérios de tratamento.

Adiantou que o reforço das medidas de prevenção está a ser desenvolvido nas 273 unidades sanitárias que compõem o Sistema de Saúde da província do Huambo.

Valentim Catolo disse tratar-se de uma doença infecciosa que se transmite por via do contacto entre pessoas, dos utensílios domésticos e da água contaminada.

Explicou que os sintomas estão, normalmente, relacionados com a inflamação das pálpebras, secreções, olhos avermelhados, dificuldades de encarar a luz, dor ocular, lacrimejar constante, hemorragias conjuntivas , febre e indisposição frequentes.

Recomendou a população local, depois de identificar estes sintomas, a procurar um médico especialista e, ao mesmo tempo, evitar aglomerações nos lugares públicos e contactos directos com as pessoas contaminadas. 

0 0 votes
Ranking do Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraríamos que Comentasses x
()
x