Fenómeno «Carapau» fomenta criminalidade nas paragens e táxis de Luanda

Paragens junto de mercados informais, como o KM 30, Kikolo, Kwanzas, Catinton, são os principais palcos de extorsão e de actuação de jovens que, infiltrados no meio de lotadores de táxi, assaltam e roubam produtos de comerciantes e clientes.

Em Luanda é cada vez mais frequente ouvirem-se relatos de pessoas que foram interpeladas e tiveram de pagar dinheiro por pousar bagagens em determinadas paragens enquanto aguardavam por táxi.

Trata-se do famoso “Carapau”, fenómeno social que existe há vários anos, criado por jovens lotadores de táxi e que consiste na cobrança indevida de 100 kwanzas às pessoas que fazem carregamento e descarga de mercadorias nas paragens. Os lotadores intitulam-se “proprietários” das paragens e têm como principais vítimas mulheres.

Praticado por adolescentes e jovens, o “Carapau” normalmente ocorre no período matinal. Os infractores concentram-se em paragens de táxi, sobretudo nas proximidades de mercados informais, em virtude de serem locais de maior afluência de pessoas.

Paragens de mercados como Catinton, KM 30, Kikolo, Kwanzas e praia da Mabunda, segundo vários cidadãos entrevistados, são tidas como palcos de eleição dos lotadores. Algumas vezes, os mesmos chegam a agredir pessoas quando essas não aceitam pagar o famoso “Carapau”.

Ângela Ferreira já foi vítima dos supostos lotadores. A jovem lembra que quase perdeu a vida e a mercadoria por não disponibilizar uma moeda metálica de 100 kwanzas aos autodenominados “donos do terreno”.

0 0 votes
Ranking do Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraríamos que Comentasses x
()
x