Exames rápidos a taxistas resultam em 44 reactivos

Dos 1.359 taxistas testados ontem, nos municípios do Cazenga e Cacuaco, em Luanda, no seguimento da testagem massiva realizada pela Comissão Interministerial de Combate à Covid-19, 44 tiveram resultados reactivos.

Os cidadãos foram isolados e aguardam pelo resultado definitivo, que deve ser confirmado através do teste de Biologia Molecular RT-PCR.  Em declarações à imprensa, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, disse que a Comissão Interministerial pretende testar um universo de cinco mil taxistas em Luanda. 

Franco Mufinda afirmou que a selecção dos taxistas foi feita de forma aleatória, em função do elevado número de membros que cada associação de taxistas apresentou. “Trabalhamos em função das listas dos membros que as associações forneceram. Devido ao elevado número de taxistas, a Comissão Interministerial e as associações fizeram, de forma aleatória, a selecção de cinco mil taxistas”, disse.

Questionado se o teste massivo aos taxistas é dirigido apenas aos motoristas, o secretário de Estado para a Saúde Pública disse que destina-setambém aos cobradores, porque acabam por ser pessoas expostas ao contágio. Franco Mufinda esclareceu que a Comissão Interministerial tem uma política de expansão, que visa a testagem da população nas províncias da Lunda-Norte, Uíge e Huambo.

Explicou que com o aumento de mais laboratórios nas diversas regiões do país, a zona Leste vai ser suportada pela província da Lunda-Norte, que vai processar dois mil testes por dia. As províncias do Huambo e Benguela vão dar resposta às zonas Sul e Centro, com igual número em termos de processamento, e a província do Uíge vai apoiar a Região Norte, agregando-se a de Luanda.

A campanha massiva começou oficialmente a 9 de Julho, na província de Luanda, abrangendo mais de 10 mil pessoas, entre moradores e vendedores dos mercados do Catinton, Quilómetro 30, Kikolo, Asa Branca, Mártires de Kifangondo, efectivos da Polícia Nacional, bem como no município do Cazengo, província do Cuanza-Norte.

0 0 votes
Ranking do Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraríamos que Comentasses x
()
x