Equipa de imprensa de Biden formada apenas por mulheres

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou uma equipa de comunicação para a Casa Branca, que, pela primeira vez na história do país, será exclusivamente composta por mulheres, entre elas uma latina.

“Estas mulheres diversificadas, experientes e talentosas demonstram o compromisso contínuo do Presidente eleito Biden para construir uma administração à semelhança do que são os Estados Unidos”, refere um comunicado da equipa de transição de Biden e da Vice-Presidente eleita, Kamala Harris.

A veterana Jennifer Psaki, que trabalhou na Administração de Barack Obama (2009-2017), da qual Biden foi Vice-Presidente, foi eleita futura porta-voz da Casa Branca, tendo na altura desempenhado cargos como directora de comunicação da mansão presidencial e porta-voz do Departamento de Estado.

Psaki participou em três campanhas presidenciais, a primeira das quais a de John Kerry, em 2004, quando foi secretária de imprensa-adjunta, além de ter servido como porta-voz no Comité de Campanha do Congresso Democrata em 2006.
Ao lado de Psaki, estará Karine Jean Pierre, nascida na Martinica e filha de pais haitianos, como subsecretária de imprensa da Casa Branca. Jean Pierre foi até agora a chefe da equipa de campanha de Harris e, no passado, foi comentadora política na NBC e na MSNBC, além de ter desempenhado o cargo de directora regional de Assuntos Políticos na Administração de Obama.

A liderar a equipa de comunicação estará Kate Bedingfield, como directora, e Pili Tobar, como subdirectora. Bedingfield, outra veterana da presidência de Obama, é uma colaboradora de longa data de Biden e foi directora de comunicação da sua campanha.

Tobar, nascida na Flórida, mas criada na Guatemala, também trabalhou para a campanha de Biden e Harris, como directora de comunicação para acordos políticos. Anteriormente, foi vice-directora do grupo “America’s Voice”, onde defendeu os direitos dos imigrantes, e também foi responsável pela ligação a meios de comunicação hispânicos do líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer.

A liderar a equipa de comunicação da Primeira-Dama, Jill Biden, estará Elizabeth E. Alexander, que foi conselheira de campanha do Presidente eleito. Por sua vez, as afro-americanas Ashley Etienne e Symone Sanders foram eleitas directora de comunicação e porta-voz de Kamala Harris, respectivamente.

Etienne foi directora de comunicação e conselheira da presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, tendo sido a primeira mulher negra a ocupar este cargo. Além disso, trabalhou como assistente de Obama. Já Sanders foi secretária de imprensa do senador Bernie Sanders e comentadora política na CNN. 

No comunicado em que anunciou a equipa, no domingo, Biden enfatizou que “comunicar directa e verdadeiramente com o povo americano é um dos deveres mais importantes de um Presidente”, referiu, acrescentando que a “esta equipa será confiada a tremenda responsabilidade de conectar o povo americano com a Casa Branca”.

Por sua vez, Harris lembrou que o país enfrenta desafios sem precedentes, como a pandemia, a crise económica e as alterações climáticas.
“Para superar esses desafios, precisamos de pessoas que comuniquem de forma clara, honesta e transparente com o povo americano”, disse a vice-presidente eleita.

0 0 votes
Ranking do Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraríamos que Comentasses x
()
x