Três mil professores do ensino geral serão, nesta quarta-feira (30), em Luanda, submetidos ao teste rápido serológico de covid-19, para aferir o nível de exposição do vírus Sars-Cov-2 na classe docente, numa altura que faltam apenas sete dias para o início das aulas no II ciclo do ensino secundário e superior.
Ao actualizar os dados da covid-19 das últimas 24 horas em Angola, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, fez saber que os testes aleatórios serão feitos a partir das 8h00, no Largo das Escolas, junto ao IMNE Marista, em Luanda.
Na ocasião, o também especialista em saúde pública deu a conhecer que em cada 100 pessoas testadas em Angola espera-se ter pelo menos cinco infectadas pelo vírus, o que representa uma taxa esperada de positividade de 5.4 por cento.
Quadro epidemiológico nacional
Com o diagnóstico de 79 novos casos positivos, nas últimas 24 horas, a província de Luanda continua a ser o epicentro da doença, somando um acumulado de quatro mil e 391 infectados.
Do total de casos registados em Luanda, dois mil e 570 são activos, mil e 658 recuperados e 163 pessoas morreram por covid-19 na capital do país.
A seguir vem a província do Zaire, que até ao momento notificou 116 casos, sendo 78 pessoas foram recuperadas e 47 estão em seguimento clínico.
Cabinda contabiliza 103 doentes, dos quais 101 casos activos, um recuperado e igual número de óbito.
Já Benguela soma 62 infectados, sendo 48 activos, 11 recuperados e três óbitos.
A província do Huambo tem 50 casos, registando 24 activos, igual número de recuperados e dois óbitos, enquanto o Cuanza Norte conta com 26 infectados, dos quais um activo, 24 recuperados e um óbito.
A Huíla regista um total de 18 casos (15 activos, três recuperados e um óbito) e o Bengo soma um total de oito doentes (dois activos, quatro recuperados e dois óbitos).
O Bié conta com cinco casos activos, sem o registo de nenhum recuperado e óbito. O Cuanza Sul também registou cinco doentes, sendo quatro recuperações e uma morte.
Cunene tem três casos, (dois recuperados e um activo).
Paralelamente ao Cunene, a província do Moxico também soma três infectados, mas ainda não foram recuperados.
O Cuando Cubango teve dois casos que culminaram em morte.
A Lunda Norte teve um caso que foi recuperado, igual número nas províncias de Malanje e Uíge, enquanto a Lunda Sul também regista um doente activo.
Com esse quadro estatístico, o país contabiliza um total de 4.797 infectados, dos quais 2.808 activos, 1.813 recuperados e 176 óbitos.
Desde a notificação dos dois primeiros casos positivos de covid-19 em Angola, em Março último, a província do Namibe é única, das 18 províncias do país, que ainda não registou nenhum infectado.