Mil e trezentos jovens da JMPLA no Bié iniciaram hoje, quinta-feira, na cidade do Cuito, campanhas de sensibilização da população contra aglomerados de pessoas nas ruas e em locais públicos em época de Covid-19.
De acordo com o segundo secretário da organização juvenil do partido maioritário no Bié, Bivaldo Lopes, a acção vai se estender de imediato aos outros oito municípios da província até 8 de Setembro, altura que se prevê terminar o Estado de Calamidade Pública.
Este estado, declarado pelo Presidente da República, João Lourenço, vigora no país desde o dia 10 do mês em curso após terem sido vencidos 76 dias iniciais dessa situação pública que os angolanos viveram desde as 00h00 de 26 de Maio, por força da Covid-19, que assola o país há cerca de seis meses.
Em declarações à ANGOP, à margem do lançamento da aludida campanha, quarta-feira última, no Cuito, Bivaldo Lopes, diz ser um acto cívico que carece do envolvimento de todos, para se “travar” a disseminação da Covid-19 que já assola 14 províncias, entre eles o Bié com dois casos positivos.
Para a materialização do programa, o responsável disse que a organização vai também distribuir material de biossegurança como máscaras, sabão e outros junto das populações mais necessitadas em zonas recônditas.
Carência de sangue minimizada na hemoterapia
Informou que o Comité Provincial da JMPLA lançou, no mesmo período, a segunda fase da campanha de doação de sangue, com vista a continuar a acudir a carência do precioso líquido nas unidades sanitárias.
O responsável avançou a envolvência, no Bié, de mais de cem militantes que doravante, passarão, de forma periódica, a doar sangue em resposta aos apelos da carência do produto nas distintas unidades hospitalares.
Apesar do actual contexto que o país vive, em função da Covid-19, a Hemoterapia do Hospital Provincial do Bié pouco tem se queixado da carência de sangue, para acudir gritos de socorro em última hora.
Por exemplo, o seu responsável, Álvaro Soares, garante haver stock de sangue para os próximos 15 dias, em função da doação massiva de trinta bolsas do tipo “O, A, OB, AB e B+” hoje, por membros da JMPLA a nível do Cuito.