Covid-19: Comissão confirma ruptura de testes no Bié

A Comissão Provincial Intersectorial de Combate e Prevenção à Covid-19 confirmou, nesse domingo, a ruptura de testes serológicos no Bié e aguarda que o Ministério da Saúde possa enviar testes suficientes para colher amostras a professores e alunos, a fim de se saber a sua condição.

No presente ano lectivo de 2020, a província do Bié matriculou, no ensino geral, 625 mil 777 alunos, distribuídos em 1.396 escolas que são asseguradas por 13.937 professores.

Passados que foram os setes meses sem aulas, devido à Covid-19, a actividade lectiva reiniciou a cinco de Outubro, sendo que neste primeiro turno o Ministério da Educação (MED) reservou para as classes de transição (6ª, 9ª, 12ª e 13ª), bem como os estudantes universitários, divididos em dois grupos de até 20 por turma.

Está previsto, para 19 deste mês, o retorno dos estudantes da 7ª, 8ª, 10ª e 11ª classe, todas do II ciclo do ensino secundário. Os do ensino primário e o I ciclo começam dia 26 do corrente mês.

Ao actualizar os dados da Covid-19, nesse domingo, o porta-voz da aludida Comissão, João Campos, reafirmou à imprensa que a ruptura de testes serológicos está a condicionar a testagem massiva local, daí  continuarem a aguardar pelo abastecimento, a partir da Central de Compra e Aprovisionamento de Medicamentos e Meios Médicos de Angola (CECOMA), em Luanda.

Quinta-feira da semana finda, o também director Provincial da Saúde, João Campos,  considerou ser vontade do Governo testar indivíduos considerados grupos de risco (pessoas com várias doenças), mas a insuficiência de testes constituía “calcanhar de aquiles”.

Com 32 casos confirmados e sete recuperados, Bié tem, neste momento, 174 pessoas em quarentena, sendo 140 em quarentena domiciliar e 34 em quarentena institucional.

Igualmente tem um dado cumulativo de 2.428 testes serológicos realizados, dos quais 174 pessoas reagiram a IGG e 62 a IGM, assim como 1.278 amostras aleatórias enviadas ao Hospital Geral de Benguela e 164 amostras em processamento.

Dentro de dias, disse a fonte, a Comissão prevê recolher outras amostras, para poder reconfirmar alguns pacientes que se encontram internados no Centro de Tratamento da Cavanga (32), para se apurar se estão recuperados ou não, apesar de o  seu quadro clínico revelar estável por estarem assintomáticos.

Por outro lado, esclareceu que o Governador do Bié orientou já para se encontrar um outro local, afim-de se poder internar todos aqueles que furam a cerca sanitária, porquanto o Hotel “Chic-Chic”, que serve de quarentena institucional, o seu proprietário alegadamente reclama reavê-lo.

0 0 votes
Ranking do Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraríamos que Comentasses x
()
x