Este 16 de Setembro, assinala-se o aniversário 210 da independência dos Estados Unidos Mexicanos, data que relembra o histórico “El Grito” ou “Grito de Dolores”, aquando o líder revolucionário Miguel Hidalgo, em 1810, revelou-se contra as injustiças e levantou a voz a favor da igualdade através da abolição daescravatura.
Para comemorar a efeméride, o Consulado Honorário do México em Angola, representado pelo Eng. Reinaldo da Silva Trindade, aderiu a um conjunto de actividades organizadas pela Embaixada do México em Pretória.
Em entrevista ao Eng. Trindade, que também preside a Câmara de Comércio e Indústria Hispanoamericana Angolana, soubemos que a comunidade mexicana presente em Angola, está composta fundamentalmente por religiosos e em menor escala por empresários.
“Angola e México iniciaram as relações bilaterais em 1976, nestes anos, a missão tem sido estreitar os laços em todas as frentes, acentuadamente no que tange à cooperação em diferentes sectores da economia, o comércio e o turismo, inversão de capital, formação técnico profissional de quadros e intercâmbio cultural”, disse o Cônsul.
No plano estratégico do Consulado Honorário do México em Angola e como tarefa prioritária, trabalha-se no “Projecto Comunidade Menonitas”, relacionado com a vinda deste grupo experiente em matéria agrícola, o qual impulsionaria este sector da economia nacional.