O BNA colocou, hoje, 12 milhões de notas de 500 kwanzas (seis mil milhões de kwanzas) nos bancos comerciais, na segunda etapa da introdução de notas da “Série 2020”, iniciada a 30 de Julho, com as notas de 200, para a terminar em Janeiro de 2021, com os de cinco mil.
O director do Departamento de Meio Circulante do Banco Nacional de Angola (BNA), Sebastião Banganga, que prestou estas informações ao Jornal de Angola, adiantou os bancos comerciais como o veículo da introdução da nova série de notas, que ontem mesmo foram disponibilizadas em levantamentos nos Terminais da Caixa Automático (ATM), conforme constatou a nossa reportagem.
“Agora temos este valor a sair nos ATM, mas, nos próximos dias, os clientes vão encontrar nos balcões as novas notas”, declarou Sebastião Banganga, deixando a ideia da estabilidade do processo que ocorre durante a intermediação financeira.vO bancário lembrou que a nova série vai circular em simultâneo com a de 2012, tendo apelado para a necessidade de se evitarem rejeições às notas dessa série, as quais continuam a ter curso legal e poder liberatório, sendo paulatinamente retiradas de circulação nos termos estabelecidos pelo BNA.
O banco emissor pretende, com introdução da “Série 2020”, um aumento significativo dos níveis de segurança, melhoria da qualidade das notas e, consequentemente, maior durabilidade. É esperada a entrada em circulação das notas de mil kwanzas, a 1 de Outubro, das de dois mil, a 11 de Novembro, e as de cinco mil, em Janeiro de 2021.