O Banco Nacional de Angola (BNA), apresentou nesta quinta-feira, ao Governo da província do Bié, as características da nova família de notas de kwanza, “série 2020”, que entram em vigor a partir do dia 30 de Julho do corrente ano.
O Delegado regional do Banco Nacional de Angola, Rafael Bumba, esclareceu que as notas de 200, 500, 1.000 e 2.000 Kwanzas são produzidas em substrato de polímero, um material que se assemelha ao plástico, e integram elementos inovadores de alta segurança e oferecem maior durabilidade média, quatro vezes superior à das tradicionais notas de papel.
As novas notas entrarão em circulação, de modo progressivo, a partir do dia 30 de Julho com a introdução da nova nota de 200 Kwanzas, em Setembro será introduzida a nota de 500 Kwanzas, em Outubro a de 1.000 Kwanzas, em Novembro entrará em circulação a nota de 2.000 Kwanzas e em Janeiro de 2021 a de 5.000 Kwanzas, em conformidade com a Lei n.º 7/20, de 30 de Março, que autoriza a respectiva emissão e colocação em circulação pelo BNA, segundo fez saber o delegado regional do Banco Nacional de Angola.
O responsável disse por outro lado que as novas notas circularão em simultâneo com as notas da Série 2012, continuando estas a ser válidas e aceites, podendo vir a ser paulatinamente retiradas de circulação ,momento em que o Banco Nacional de Angola publicará e dará visibilidade ao calendário de retirada das notas mais antigas.
A nova série 2020 de notas de Kwanza foi inspirada nas paisagens e elementos da identidade cultural, tendo como imagem central e comum a todas as notas a efígie do Dr. António Agostinho Neto, primeiro Presidente da República de Angola.
O acto de apresentação das características das novas notas de kwanza, foi testemunhado pelo Governador Provincial do Bié, Vice-Governadores, membros do Governo, Administradores Municipais e convidados.