O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) aprovou, em reunião recente dos seus comités de crédito, um total de 107 operações para o financiamento de cooperativas dos sectores da Agricultura e das Pescas, correspondentes a 2,6 mil milhões de kwanzas, que passam agora à fase de formalização para o consequente desembolso.
A informação consta de uma nota do banco, segundo a qual, o projecto de apoio às cooperativas pretende reforçar a produção nacional e abrange 18 candidaturas de cada uma das 18 províncias do país.
Com esta medida, o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) aprovou já no total 322 projectos no âmbito da operacionalização das linhas de financiamento à produção nacional, enquadradas nas medidas de Alívio Económico.
Dos projectos de crédito aprovados até ao momento, 207 projectos são para a compra da produção nacional (64,2 por cento), 107 projectos para apoio às cooperativas (33,2 por cento) e oito projectos para a importação de fertilizantes (2,6 por cento).
Fiscalização do crédito
Por outro lado, dando resposta à necessidade de rigor e transparência que o momento económico do país exige, o BDA reforçou os procedimentos internos de acompanhamento e fiscalização dos créditos desembolsados.
Uma das inovações é a modernização tecnológica, que permite a fiscalização por geo-referenciação.
O procedimento interno permite também o alargamento de entidades fiscalizadoras externas idóneas e vem responder à necessidade de assegurar as garantias de execução com rigor e transparência de cada projecto, assim como do reforço no apoio técnico à sua execução.