Banco de sementes pode
garantir maior produção
agrícola

Um banco para reserva de sementes de milho, arroz, amendoim e massango será criado, a partir deste ano, na província do Moxico, para assegurar o desenvolvimento da actividade agrícola na região, anunciou o governador provincial, Gonçalves Muandumba.

O objectivo é que no início de cada ano agrícola a província possa ter um stock suficiente para que os agricultores não tenham de esperar pelas sementes que são distribuídas pelo ministério, o que causa atrasos no cultivo e escassez nas necessidades de cada um.

Por outro lado, a existência de um banco de reserva permite ter controlo sobre os preços, definidos com suficiente antecedência para que os pequenos agricultores possam também fazer as suas escolhas de produção. Não dependendo dos valores das sementes no início de cada campanha para optar o que vai produzir e em que quantidades.

O projecto anunciado pelo governador do Moxico passa pela escolha de um local de armazenamento, uma gestão feita por antecedência, ou seja, começar no ano anterior a preparar as sementes (produtos e quantidades) que serão necessárias no ano agrícola seguinte.

Também estimula os pequenos agricultores a garantirem a stokagem de sementes por antecedência, e pode inclusive dar a possibilidade a alguns deles terem uma renda suplementar, sendo que altera o paradigma em que as províncias esperam que o Ministério da Agricultura entregue, para uma nova forma em que são as direcções de agricultura provinciais que nos meses anteriores procuram garantir as sementes que necessitam.

0 0 votes
Ranking do Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraríamos que Comentasses x
()
x