Três angolanos foram distinguidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o prémio “Pessoas afrodescendentes mais influentes” (em inglês Most Influential People of Africa Descent” – MIPAD). Entre os premiados surge o nome de Adjany Costa, a actual ministra da Cultura, Turismo e Ambiente.
A Adjany Costa juntam-se ainda os angolanos João Kanda, embaixador para a Paz Mundial junto da Comunidade Internacional, e Cecília Bernardo, directora para o Intercâmbio do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.
As figuras nacionais passam assim a fazer parte da lista das 100 pessoas mais influentes no mundo para a organização.
Segundo um comunicado da ONU, citado pelo Jornal de Angola, João Kanda e Adjany Costa foram distinguidos nos sectores “Governança” e Política”. Já Cecília Bernardo recebeu o prémio no âmbito do sector “Heróis da Acção Climática”.
João Kanda e Adjany Costa são os segundos angolanos a receber o prémio nestes sectores, depois de há dois anos a ONU ter atribuído o galardão ao ministro Adão de Almeida.
Este prémio é entregue todos os anos a jovens com menos de 40 anos que se destacam a nível internacional em vários sectores.